Tá em dúvida de qual palavra usar? Tudo bem, vamos lá. As duas palavras estão presentes na língua portuguesa e Fazem referência a exercício da profissão dos advogados. “Advocacia é a mais comum e a mais correta por conta da sua origem.

A palavra advocacia poderá ter sua origem na palavra em latim advocatia ou ser formada por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra em latim advocatu mais o sufixo -ia. Este sufixo nominal forma um substantivo a partir de um substantivo e sugere uma profissão, uma atividade.

A palavra advogacia surge por influência das palavras advogado e advogar, que evoluíram da palavra em latim com c para a consoante g.

A palavra advocacia, escrita com a sílaba ca, mantendo uma grafia mais próxima de seu étimo latino, é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra advogacia, escrita com a sílaba ga, embora com menor uso, está também correta, aparecendo em dicionários como sendo o mesmo que advocacia.

Exemplos:
Este advogado já exerce advocacia há dez anos.
Este advogado já exerce advogacia há dez anos.

Há um novo escritório de advocacia neste prédio.
Há um novo escritório de advogacia neste prédio.

Agora sabemos advocacia ou Advogacia como usar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Agência Sense